4 dicas de ouro para não errar na combinação de pratos do seu casamento!

4 dicas de ouro para não errar na combinação de pratos do seu casamento!

4-dicas-de-ouro-para-não-errar-na-combinação-de-pratos-do-seu-casamento

Ter a sensação de que tudo saíra como planejado, desejado e seus convidados elogiando tudo, não tem preço.

O casamento está chegando, e começa a dar aquele friozinho na barriga. São tantos detalhes e escolhas que temos que fazer em pouco tempo, que acaba vindo aquela insegurança!

Pensando nisso montamos essas 4 dicas de ouro para não errar na combinação de pratos do seu casamento!

1: Conheça muito bem os seus convidados

O casamento é uma celebração que envolve, muitas vezes, pessoas próximas de nós, como família e amigos queridos, e as vezes algumas pessoas não tão próximas assim. Então antes de tudo, conheça seu público! Veja se eles são mais formais ou mais descontraídos, o estilo deles, principalmente dos mais próximos.

2: Escolha do tipo de cardápio ou serviço

Nessa fase você já deve ter contratado o tipo de serviço, mas nunca é tarde para mudar! Depois que você analisou o estilo dos seus convidados, é importante ver se o cardápio que você contratou de início irá atender ao estilo deles e ao estilo que você quer dar ao seu evento.

Se os seus convidados são mais tradicionais, prefira cardápios mais formais, como o serviço à inglesa (onde os pratos descem já montados e são servidos nas mesas). Esse tipo de cardápio tem seus prós e contras, é a forma mais elegante de se servir, porém a mais demorada, e, no caso desse tipo de serviço, a parte mais animada da festa só poderá acontecer após o serviço ser finalizado, pois os convidados precisam estar sentados à mesa para que sejam servidos.

Caso seus convidados sejam mais descontraídos, opte por serviços volantes como o estilo finger food, onde eles não precisam estar necessariamente sentados para ser servidos. Esse tipo de cardápio permite que a abertura da pista aconteça antes do final do serviço, o que faz o evento ficar bem mais animado, se essa for a proposta de vocês.

picadinho-ce-chili-cardapio-finger-food-Villarejo-Eventos
Picadinho Ce Chili (cardápio finger food)

Muitos buffets oferecem também o estilo franco-americano, que é uma forma de jantar servida em rechauds. Esse tipo de serviço não é tão formal quanto o serviço à inglesa e nem tão descontraído quanto o Finger Food, mas é um tipo de serviço que vocês devem ficar atentos à escolha dos pratos, pois alguns não se dão tão bem quando servidos dessa forma, como risotos, que acabam cozinhando demais e passando do ponto ideal. Além do cuidado na escolha dos pratos, o local deve ter espaço para que a fila não seja desconfortável, não é uma forma tão elegante, e, segundo nosso chef de cozinha, ela acaba “estragando” alguns pratos, pois o sabor de alguns acabam mudando por estar em aquecimento constante.

3: Equilíbrio

Agora você já definiu o tipo de serviço, chegou a hora de escolher efetivamente o que irão servir!

4-dicas-de-ouro-para-não-errar-na-combinação-de-pratos-do-seu-casamento
Filet Mignon Suíno com molho de frutas vermelhas, acompanhado de risoto de alho poró, bacon e limão siciliano

Analise as opções que vocês têm para escolher, e tentem sempre equilibrar para que não fique monótono. Vou usar como exemplo alguns casais do próprio Villarejo Eventos, que me consultaram para que eu avaliasse as escolhas deles.

No Villarejo Eventos temos uma série de opções, mas algumas bases (risotos, arroz, purês etc) acabam sendo sugeridas em mais de um prato. Então se nas entradas você escolheu algo que tem como base o purê de batatas, não escolha no prato principal ele como acompanhamento, deixe o mais variado possível, dessa forma você agradará mais pessoas, e terá um cardápio mais equilibrado.

Uma coisa importante também é o cuidado com os tipos de carne que irá servir, tente equilibrar bovina, suína, aves e peixes, por exemplo: se na entrada você escolheu algum item com calabresa e outro com alguma ave, foque no peixe e na carne bovina para o prato principal.

O equilíbrio deve se manter na escolha das sobremesas também. Por exemplo, se você tem 2 possibilidades de escolha, pegue sempre uma com chocolate (que é certeiro, quase todo mundo adora) e alguma que não tenha chocolate, algo com frutas, por exemplo. Dessa forma agradará também a maioria.

4: Pense em convidados com alguma restrição alimentar e crianças

Caso algum convidado tenha sinalizado que tem algum tipo de restrição alimentar, e for algo possível de atender, pense nele! Escolha pelo menos uma opção que atenda esse convidado, com certeza ele se sentirá super especial e importante para vocês!

O mesmo para opções vegetarianas, pense que hoje temos cada vez mais pessoas que não comem nenhum tipo de carne, seja por ideologia ou por questões de saúde, coloque pelo menos uma opção sem carne, e tente sinalizar isso nos menus que ficarão sobre as mesas, eles se sentirão muito amados por vocês!

Caso muitos convidados tiverem filhos pequenos, menores de 10 anos, pense na quantidade de crianças que terão, e, talvez contratar um menu kids, com lanchinhos que eles gostem.

Se tiverem muitas crianças também é bacana pensar em alguma forma de recreação para elas! Dessa forma os pais conseguem aproveitar muito melhor a festa, e os filhos também!

Um dos dias mais importantes de sua vida sair como planejado, não tem preço!

Para que o dia do seu casamento saia como você sempre sonhou, é necessário se organizar bem e ter profissionais competentes que façam com que esse momento seja verdadeiramente especial.

A escolha do cardápio é um dos pilares para que sua festa seja um sucesso, e as 4 dicas de ouro para não errar na combinação de pratos do seu casamento, foi pensado para entregar a você uma informação valiosa que entendemos e atendemos em anos de experiência na Villarejo Eventos.

Se você gostou, compartilhe com as pessoas que você gosta e que estão pensando em casar, e se você também está pensando no seu casamento, esperamos ter te ajudado.